top of page
Buscar
  • Foto do escritorO coven

História do sal e seu uso magia




Muitas tradições mágicas diferentes exigem o uso de sal em feitiços e rituais. Durante séculos, é conhecido como um ingrediente muito mágico - e também muito valioso. Mas por que o sal é um item tão mágico? Vejamos um pouco da história por trás do uso de sal na magia, e algumas das maneiras pelas quais é comumente usado no folclore e na lenda.


Como o sal se tornou predominante 

O livro de Mark Kurlansky "Salt: A World History" faz um ótimo trabalho de resumir como o sal se tornou tão amplamente usado quanto é. O sal era realmente muito importante no grande esquema da civilização humana. Nos primeiros dias da humanidade - ou pelo menos nos dias anteriores à industrialização - o processo de colheita de sal consumia muito tempo e trabalho. Isso significava que o sal era uma mercadoria bastante valiosa e que apenas as pessoas ricas podiam pagar. Os romanos realmente pagaram seus soldados com sal, porque era muito importante para coisas como preservação de alimentos. De fato, a palavra "salário" tem sua raiz na palavra latina para sal.


Assim, além de ser um aspecto bastante importante - e caro - dos aspectos materiais da vida humana, o sal começou a encontrar seu caminho no reino metafísico e espiritual.


Em muitos sistemas de crenças orientais, como o budismo e o xintoísmo, o sal é usado tanto como purificador quanto para repelir o mal.


Sal usado na magia popular em todo o mundo

O folclorista Robert Means Lawrence, em seu livro de 1898 " A Magia das ferraduras ", analisa algumas das maneiras pelas quais o sal é usado na magia popular em todo o mundo.



  • Em partes da Alemanha, Normandia e Escócia, o sal é usado dentro ou ao redor de uma batedeira de manteiga para impedir que acidifiquem a manteiga ou prejudiquem a vaca da qual o creme foi obtido.

  • Os remédios populares irlandeses incluem o uso de sal, combinado com uma recitação da Oração do Senhor, para curar aqueles que poderiam ter sido "atingidos por fadas". Uma história semelhante vem da Baviera e da Ucrânia, na qual o sal é usado para determinar se uma criança é enfeitiçada.

  • As caravanas egípcias que viajavam pelo deserto costumavam realizar um ritual que envolvia queima de sal em brasas. Isso foi feito para garantir que os espíritos malignos não atrapalhassem os viajantes.



Muitas vezes, o sal é usado em feitiços de purificação. Em algumas tradições neo-wiccanianas, é usado no altar para representar o elemento da terra. Note-se que alguns grupos associam sal com água, por causa de suas origens no mar. O sal negro, que é uma mistura de sal comum e outros ingredientes, é usado em magia de proteção em algumas tradições.



Sal em Magia Folclórica Moderna

O sal também manteve sua utilidade nas tradições mágicas folclóricas modernas. Vance Randolph escreve em "Ozark Magic and Folklore" de várias crenças nas montanhas sobre o uso de sal.



  • Se alguém derramar sal no jantar, isso significa que uma briga violenta em família está a caminho.

  • Considera-se azar emprestar sal a alguém, porque isso pode levar a uma disputa entre o devedor e o credor. Uma boa maneira de evitar esse problema é que, se você pegar uma xícara de sal de alguém, pague com açúcar ou melaço. Curiosamente, em partes do norte da Inglaterra e da Escócia, também é visto como azar emprestar sal, principalmente porque a pessoa que o empresta pode usá-lo como um link mágico para amaldiçoá-lo.


  • O sal também pode ser usado para detectar a presença de bruxas: nos Ozarks, acredita-se que as bruxas não comem muito sal; portanto, se alguém reclama de que os alimentos são muito salgados, ela pode ser vista com suspeita. Há também uma história de que gado enfeitiçado não tocará sal.



Muitas áreas incluem sal como parte da superstição local - talvez o conselho mais conhecido seja que se você derramar sal, jogue um pouco por cima do ombro. Isso traz boa sorte ou mantém o mal à distância, dependendo da fonte que você consultar.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page