top of page
Buscar
  • Foto do escritorO coven

O que é Hoodoo

Hoodoo é uma tradição afroamericano de magia popular cujo o objetivo é tocar em forças sobrenaturais para melhorar a vida diaria, ganhando força em áreas como a sorte, dinheiro, amor, adivinhação, vingança, saúde, emprego e necromancia. Como em muitas outras religiões populares, práticas mágicas e médicas, o uso extensivo é feito de ervas, minerais, peças de corpos de animais, bens de um indivíduo e fluidos corporais, especialmente sangue menstrual, urina e sêmen. O contato com ancestrais ou outros espíritos dos mortos é uma prática importante dentro da tradição de conjuro, e a recitação de Salmos da Bíblia também é considerada magicamente eficaz em hoodoo.


O Hoodoo de uma forma simplificada séria a junção de três grandes vertentes tradicionais de magia, cura e folclore, elas são:

1- O Voodoo que é uma religião, um sistema de fé baseado no espiritual – Praticado na África e levado para o Haiti pelos navios comercializastes de escravos. O Voodoo tem todo um sistema hierárquico, e pode sem sobra de duvidas ser dito como uma religião de mistérios na qual nem mesmo seus adeptos sabem de fato sua origem.

2- O conhecimento sobre ervas e cura dos Índios americanos

3- O conjunto de técnicas magicas e sabedorias reunidas em alguns grimórios Europeus e outros textos.


As origens africanas do hoodoo, do trabalho de raiz e da conjuração podem ser claramente vistas em costumes mágicos como jinxing, hot footing, foot track magic, crossing, and crossroads magic, nas quais há remanescentes embutidos das crenças folclóricas do povo do Congo, iorubá, Fon e ovelha (cujas religiões na África e na diáspora são conhecidas como Palo Mayombe, Santeria, Lucumi, Ocha, Umbanda, Kimina, Candomblé, Orixá e culto, culto a Loa, culto a Nkisi, etc., mas que não praticam o hoodoo per se.) Um termo genérico para essa classe de operação folclórica-mágica é Tricking ou Laying Down Tricks (enganar ou fazer truques).


O Hoodoo contém muitas técnicas do Voodoo, mas apenas no que se refere ao uso da magia, por exemplo o uso de óleos, pós, bonecas e coisas do gênero… o Hoodoo baniu de si toda e qualquer religião, a tradição hoodoo coloca ênfase no poder mágico pessoal e, portanto, carece de fortes vínculos com qualquer forma específica de teologia e pode ser adaptada a qualquer uma das várias formas de culto religioso externo. Embora um praticante individual possa assumir os alunos, hoodoo, conjure e rootwork não são obviamente sistemas hierárquicos.

Ensinamentos e rituais são transmitidos de um praticante para outro, mas não há sacerdotes ou sacerdotisas nem divisão entre iniciados e leigos.

Então de onde vem o Hoodoo?

Para responder está questão iremos fazer um panorama básico do contexto histórico. Em um primeiro momento o Voodoo foi da África para o Haiti, e do Haiti para America, depois das grandes Revoltas do Haiti no dia 01 de Janeiro o Haiti se tonou uma Republica Negra, expulsando dessas terras seu senhores e donos, muitos desses colonos desembarcaram em Nova Orléans, levando consigo seus escravos pessoas e domésticos.

Esses negros escravizados pelos homens brancos da Colônia do Haiti, carregaram consigo as sementes do Voodoo Haitiano – mas já sincretizado com um pouco de cristianismo imposto á eles enquanto em regime de escravidão forçando os a aprender a "nova fé".

Em Nova Orleans e em outras parte do Sul, os escravos entraram em contato com os índios e por necessidade acabaram bebendo de suas técnicas de cura, uma vez que eles não tinham como pagar por um médico, não possuíam além da roupas do corpo que ainda sim era propriedade de seus donos, e quando a doença chegava era preciso de um milagre ou uma formula grátis de cura, e geralmente essas formulas de cura vinham dos Índios.

Após muitos anos, quando o sistema de liberdade estava entrando em vigor e poucos desses negros, mas muitos dos seus descentes aprenderam a ler, entraram em contato com os livros e folhetos sobre Magia Cerimonial – os Grimórios. Mas era tudo muito complicado, muito caro e praticar aquele tipo de magia era algo totalmente inviável a nível de custos. Então absorveram a parte simpática daquilo tudo, assim aos poucos a tradição do Hoodoo nascia.

O Hoodoo hoje tem cerca de 300 anos, uma tradição marginalizada, praticada pelas minorias da sociedade. Sua história é composta de lutas, tristeza, lagrimas, sangue e suor, mas ainda assim é uma pratica bonita, repleta de cultura.


Referências:

The Voodoo Hoodoo Spellbook por

Denise Alvarado

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page